2025/07/21
Foi apresentado, no passado dia 20 de julho, o projeto de requalificação da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, num momento carregado de simbolismo e significado para a cidade, que celebrou também o seu centenário como cidade.
A cerimónia decorreu na presença da comunidade escolar, técnicos, autarcas e vila-realenses, num tributo à história da cidade, ao legado educativo do emblemático “Liceu” e ao escritor que lhe dá nome, Camilo Castelo Branco, cujo bicentenário de nascimento também se assinala este ano.
A requalificação representa um investimento superior a 14 milhões de euros e inclui uma intervenção profunda e criteriosa no edifício principal, com reorganização dos espaços letivos, zonas de recreio e convívio, e a construção de um novo edifício que acolherá um pavilhão desportivo, um auditório, um pequeno museu e áreas comuns abertas à comunidade.
“Durante demasiado tempo este projeto foi adiado. Agora está pronto para avançar, faltando apenas o financiamento do Governo Central para lançar o concurso”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios. “Trata-se de um investimento nas pessoas, na dignidade do espaço escolar, na valorização do património e na qualidade do ensino.”
A autarquia reafirma assim o seu compromisso com a educação, num projeto que pretende ligar a escola à cidade, ao seu passado e à sua comunidade. Esta será a segunda grande intervenção em estabelecimentos escolares do concelho, depois da requalificação da Escola de São Pedro.
“O Liceu voltará a ser uma escola exemplar, moderna, viva. Uma escola onde se aprende, mas também onde se sonha e se constrói comunidade”, afirmou Alexandre Favaios, destacando o envolvimento de toda a comunidade educativa na concretização deste projeto.
A Escola Camilo Castelo Branco celebra este ano 177 anos de história. A sua requalificação marca um passo decisivo para um futuro com mais qualidade, inclusão e dignidade no ensino em Vila Real.
Fonte/Foto: CM Castelo Branco