Terminaram, este mês de outubro, as aulas de dança e meditação integradas no projeto “Espaços pela Inclusão”, que decorreram no espaço Bairros da Bila – O Meu Bairro é Top, no Bairro da Araucária.
Com início em julho, a iniciativa teve como objetivo proporcionar o acesso a práticas de bem-estar físico e mental junto dos moradores. Ao longo do verão, dezenas de participantes juntaram-se semanalmente em sessões gratuitas que combinaram zumba, ritmos latinos e meditação guiada, promovendo movimento, relaxamento e convívio.
Segundo a vereadora da Ação Social e Igualdade, Mara Minhava, “estas aulas abertas à comunidade trouxeram mais dinamismo ao bairro, contribuíram para combater o isolamento e fortaleceram o empoderamento da comunidade. Foi uma forma saudável e inclusiva de ocupar o verão, estimulando a partilha e o bem-estar coletivo.”
Embora o ciclo de verão tenha terminado, o projeto “Espaços pela Inclusão” continuará ativo, oferecendo novas atividades como pilates, craquelado e workshops temáticos, permitindo que os moradores beneficiem de oportunidades de desenvolvimento pessoal sem saírem do seu bairro.
Promovido pelo Município de Vila Real e cofinanciado pela União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030, o projeto é direcionado aos Bairros da Araucária e da Telheira, promovendo a inclusão ativa dos habitantes através de ações nas áreas da cultura, empregabilidade, bem-estar e coesão social.
Fonte/Foto: CM Vila Real