Em
Douro Interior Jornal

2024/12/02

Brasilidade em Portugal

Opinião

BRASILIDADE 
Por JESSICA FARIA (Psicóloga OPB)

Prazer sou Jéssica Faria, psicóloga há 10 anos no Brasil, uma pessoa que acredita em Portugal e vim para cá, numa grande aventura em busca de mais conhecimento dentro da minha profissão, especializar na psicologia e também na cultura, gastronomia entre outras coisas desse incrível país.

Todos os brasileiros em algum momento da sua vida ouviram nas aulas de história, que os portugueses “roubaram” o ouro do Brasil e ponto, portugueses são isto e aquilo. 
Eu mesma não tive uma experiência muito boa com um português que era motorista na França, contratei os ,ele e a esposa, pela internet  para uma semana de translado pelos principais pontos turísticos de Paris. Na altura não conhecia Portugal, e infelizmente os gritos com a esposa no trajeto ao aeroporto de Paris ao hotel foi mais do que suficientes para gerar um enorme desconforto e a imaginar se na nossa frente ele a trata assim, imagine longe das pessoas. Enfim, infelizmente esta cena apenas ajudou a colaborar pelas características atribuídas a portugueses no meu país de origem. 

Mas dentro de mim, sempre havia um grande ponto de interrogação, se Portugal é tão “ruim” se Portugal é tão xenofóbico. Porque tantos Brasileiros, vão e estão construindo vida em Portugal. 

Acredito que não seja apenas por ser o altar do mundo. 
Fátima é um espetáculo à parte em Portugal, a não ser ela, antes de conhecer, nunca imaginaria a riqueza cultural e gastronómica que há aqui.

Mas apesar dos brasileiros serem muito católicos, esse motivo com absoluta certeza não é o motivo principal para sair do país de origem e imigrar em outro continente, com outra cultura, com um oceano de distância de todas suas raízes. 

Então eu estou aqui, como uma grande interessada por mentes humanas, agora me entrego para essa grande experiência de conhecer um pouco mais dessa cultura do velho continente que tem muito para ensinar para nós.

Vou falar semanalmente sobre as analises de casos concretos da adaptação, conto com o apoio de vocês. Podem sugerirem temas e histórias, de momentos bons e não tão bons que já vivenciaram aqui.

Meu principal objetivo será ajudar da forma  mais leve a integração em Portugal, serei uma brasileira a falar brasileiro para brasileiros e poder contribuir, explicar as diferenças culturais e emocionais da experiências que estou aqui aprendendo.
Beijinhos de luz  

E segue o e-mail para dúvidas, perguntas, sugestões, histórias ou apenas desabafos.
Gratidão 


Instagram: @brasilidadept

[email protected]

 

Jéssica Faria, psicóloga

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Programa Aconchego do Lar promove arranjos na habitação de família carenciada
15/05/2025
Polícia Judiciária detém homem suspeito de homicídio tentado
15/05/2025
Jogos Populares estão de regresso a Vila Real para a 2ª edição
14/05/2025
PSP acompanha operação de montagem do Circuito Internacional
14/05/2025
OS DISTRITOS BENEFICIAM DO ‘SEU GOVERNANTE’?
13/05/2025
Vila Real promoveu a Risoterapia nas escolas de Vila Real
13/05/2025
Freguesias de Bordela e Lamas de Olo em obras de pavimentação
13/05/2025
Constantim conquista Taça Distrital de Futsal Sénior Masculino
12/05/2025