Em
Douro Interior Jornal

2024/12/19

E agora, Noel?

Opinião

BRASILIDADE EM PORTUGAL
Por Jessica Faria*

Agora papai noel virou pai natal, roupas de calor e tomar sorvete na praça virou roupas térmicas e chocolate ou vinho quente.
Acredito que todas as pessoas uma vez na vida deveriam sentir esse espírito natalício ou natalino aqui da Europa.
É lindo como as luzes as decorações contagiam nossos corações, agora até a roupa (fato) do Pai Natal faz todo sentido, até eu gostava de usar uma roupa tão quentinha e vermelha para não ser confundida com a neve e aquecer dessas temperaturas mais baixas.
As vezes fico a pensar como explicar para um europeu que nosso Natal no Brasil temos temperatura de 40° graus o bom velhinho usa a mesma roupa, só não morre de insolação com o calor, pois tem um grande ventilador ou ventoinha nas costas para apanhar ar e  que a única coisa que fica em evidência é o suor a escorrer pela barba branca. 
Enquanto cá, chamo carinhosamente tantas camadas de roupas como uma grande cebola, que usamos para aquecer.
Natal aqui faz muito mais sentido, os mercados, a lareira, ah a lareira é demasiada bonita e quente.
Eu quando miúda (pequena, criança ) achava que o Pai Natal entrava pela chaminé da churrasqueira em casa, pois não tínhamos lareira compreensível e morava no estado de São Paulo. 
Cá em Portugal a grande maioria ou todas as casas há uma lareira, não por beleza igual no Brasil, mas por necessidade e o óbvio, aquecimento.
As crianças deixam biscoitos para ele e cenoura para as renas, quando li uma carta assim aqui, meus olhos encheram d’água. 
Todos os filmes de Natal começaram a fazer sentido na minha cabeça.
Com toda certeza do mundo é uma experiência fantástica, com todas as diferenças, sinto que as pessoas aqui também sorriem mais em dezembro. E acreditam também que terão um novo ano melhor.
Talvez isso seja universal, muda o calendário, renovam as esperanças, mas esse é um artigo pra próxima semana.
Um lindo e abençoado natal a todos. 
Importante lembrar de deixarem para irem as compras na última hora. O que seria do Natal senão fossem essas tradições que encontramos em vários lados do mundo. 
Não esqueçam que há milagres que só acontece no Natal. E o mais importante, Natal não é Pai Natal, nem Papai Noel, mas sim o nascimento do menino Jesus, que Ele nasça em nossos corações.
Beijinhos e feliz Natal.

 

Jessica Faria, Psicóloga (CRP) Conselho Regional de Psicologia*

Últimas Notícias
Torgueda recebeu Cerimónia de Entronização da Confraria do Covilhete
26/06/2026
Registo operacional do Comando Distrital de Vila Real
26/06/2026
Domingo é o último dia dos Santos Populares em Marvila
25/06/2026
Bairro Comercial Digital de Vila Real em funcionamento no centro histórico da cidade
25/06/2026
Autarquia promove desenvolvimento socioemocional dos alunos através do PIPSE
24/06/2026
Equipa da Guarda segue na Liga de Ouro no Torneio Lopes da Silva 2026
24/06/2026
Vila Real viveu noite de festa com Encontro de Tunas Universitárias
23/06/2026
Projeto Espaços pela Inclusão promoveu arte para todos
23/06/2026