O Ventozelo Hotel & Quinta foi eleito o projeto de enoturismo com melhores práticas sustentáveis da região do Douro, nos prémios regionais Best Of Wine Tourism 2026. A conferência anual das Great Wine Capitals, que decorreu de 2 a 6 de novembro em Bordéus, França, reuniu os representantes das principais regiões vitivinícolas do mundo, como é o caso do Porto, Douro e Vinhos Verdes.
A semana culminou com o Ventozelo Hotel & Quinta a sagrar-se vencedor dos prémios regionais Best Of Wine Tourism 2026, na categoria de Práticas Sustentáveis em Enoturismo, destacando-se entre 83 candidaturas provenientes das regiões do Porto, Douro e Vinhos Verdes.
Estes prémios distinguem os projetos de enoturismo que mais se destacam de entre os vencedores locais de cada cidade-membro. A delegação do Porto integrou representantes da Grape Ideas, da Quinta da Aveleda, do The Yeatman e da Vinitur.
Este encontro, que envolve líderes mundiais com vista ao desenvolvimento e celebração da excelência em enoturismo nas regiões que integram as Great Wine Capitals, incluiu sessões de trabalho e a aprovação do plano de atividades para 2026.
O evento contemplou uma prova de vinhos internacional, na qual estiveram em destaque os vinhos do Porto, Douro e Vinhos Verdes, a par dos vinhos das regiões das restantes cidades-membro. O momento destacou a diversidade e a qualidade das regiões vitivinícolas que integram a rede Great Wine Capitals.
A região do Porto esteve ainda representada na conferência dedicada à inovação no enoturismo, num debate sobre o tema "Expanding the audience for wine tourism through innovation", que contou com a intervenção de Paulo Medina, diretor de Enoturismo da Sogrape.
Diferentes operadores da região do Porto também estiveram presentes na Business Delegation, um programa dedicado às empresas do setor, que inclui visitas técnicas aos operadores locais e reuniões B2B, e momentos de networking, promovendo novas oportunidades de negócio e de cooperação internacional.
O público também terá a oportunidade de participar na atribuição destes prémios de excelência em enoturismo, votando no seu candidato favorito. A votação para o People’s Choice Award decorrerá de 24 de novembro a 4 de dezembro.
A Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos é uma organização composta por cidades reconhecidas mundialmente pelas suas vinhas e regiões vinícolas. O objetivo é promover o enoturismo nas cidades e regiões-membro, encorajando o desenvolvimento económico, académico e cultural das suas comunidades, por meio de intercâmbios e projetos conjuntos.
Atualmente, a Great Wine Capitals integra 11 cidades e as suas respetivas regiões vinícolas, provenientes de diversas partes do mundo: Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordéus (França), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), São Francisco-Napa Valley (EUA), Valparaíso-Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália). O Município do Porto é membro-fundador desta rede e representa oficialmente as regiões vitivinícolas do Douro, Porto e Vinhos Verdes.
Fonte/Foto: CM Porto