2025/09/25
O livro Na Morte de Erato, de A. M. Pires Cabral, foi distinguido, no passado mês de julho, pela Associação Portuguesa de Escritores com o Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa e, mais recentemente, pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que o elegeu como «Melhor Livro de Poesia» do Prémio Autores 2025.
Estes galardões vêm juntar-se a muitos outros prémios nacionais e internacionais já recebidos ao longo da sua carreira, que confirmam A. M. Pires Cabral como uma das vozes mais prestigiadas da literatura portuguesa contemporânea.
Ligado há várias décadas à vida cultural de Vila Real, o autor tem sido uma referência no incentivo à leitura, na promoção da poesia e na divulgação dos escritores trasmontanos e durienses através do Grémio Literário, que em sua homenagem passou a designar-se Grémio Literário A. M. Pires Cabral.
A Câmara Municipal de Vila Real congratula-se com mais esta distinção, enaltecendo o percurso literário de Pires Cabral e a colaboração de longa data que o autor tem mantido com o município.
Fonte/Foto: CM Vila Real