Vivem-se dias difíceis nos hospitais portugueses, com centenas de médicos a apresentarem escusa às horas extra. No centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, são mais de 100. Depois dos médicos internistas, o pedido de escusa é feito pelos cirurgiões e as consequências já se fazem sentir.
A escusa dos médicos às horas extraordinárias multiplica-se por todo o país. Uma situação que está a tornar cada vez mais difícil preencher escalas de urgência nos hospitais. É o caso do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde mais de uma centena de profissionais já entregaram a minuta.
Perante a escassez de recursos humanos, o cenário agrava-se quando é necessário alargar o raio de atuação do centro hospitalar.
Mónica Mesquita é uma das médicas especialista em medicina interna que entregou agora a minuta, mas o limite de 150 horas extraordinárias foi atingido no início do ano.
Em janeiro, a contabilização das horas extraordinárias recomeça, mas até lá a previsão é que sejam cada vez menos os médicos disponíveis para fazer horas extraordinárias. Uma situação que poderá pôr em risco serviços de urgência que ainda estão em funcionamento, como é o caso de Vila Real.
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Radares da PSP em Vila Real | agosto 2025
4/08/2025
Rua João de Barros encerrada ao trânsito para obras de requalificação
4/08/2025
Município exige encerramento definitivo do aterro de Andrães
1/08/2025
Parceria entre GNR de Vila Real e Pingo Doce reforça apoio a idosos durante o Verão
31/07/2025
Assinado acordo para estudos de viabilidade da nova ligação ferroviária Porto-Vila Real-Bragança
31/07/2025
Praceta de Almodena em obras de reabilitação
30/07/2025
Seniores do Vila Real apresentam-se em campo frente ao Vitória SC
30/07/2025
AF Vila Real presente no Encontro Liga Portugal
29/07/2025
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo