Vivem-se dias difíceis nos hospitais portugueses, com centenas de médicos a apresentarem escusa às horas extra. No centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, são mais de 100. Depois dos médicos internistas, o pedido de escusa é feito pelos cirurgiões e as consequências já se fazem sentir.
A escusa dos médicos às horas extraordinárias multiplica-se por todo o país. Uma situação que está a tornar cada vez mais difícil preencher escalas de urgência nos hospitais. É o caso do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde mais de uma centena de profissionais já entregaram a minuta.
Perante a escassez de recursos humanos, o cenário agrava-se quando é necessário alargar o raio de atuação do centro hospitalar.
Mónica Mesquita é uma das médicas especialista em medicina interna que entregou agora a minuta, mas o limite de 150 horas extraordinárias foi atingido no início do ano.
Em janeiro, a contabilização das horas extraordinárias recomeça, mas até lá a previsão é que sejam cada vez menos os médicos disponíveis para fazer horas extraordinárias. Uma situação que poderá pôr em risco serviços de urgência que ainda estão em funcionamento, como é o caso de Vila Real.
Últimas Notícias
Torgueda recebeu Cerimónia de Entronização da Confraria do Covilhete
26/06/2026
Registo operacional do Comando Distrital de Vila Real
26/06/2026
Domingo é o último dia dos Santos Populares em Marvila
25/06/2026
Bairro Comercial Digital de Vila Real em funcionamento no centro histórico da cidade
25/06/2026
Autarquia promove desenvolvimento socioemocional dos alunos através do PIPSE
24/06/2026
Equipa da Guarda segue na Liga de Ouro no Torneio Lopes da Silva 2026
24/06/2026
Vila Real viveu noite de festa com Encontro de Tunas Universitárias
23/06/2026
Projeto Espaços pela Inclusão promoveu arte para todos
23/06/2026
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo