Uma das alturas mais esperadas do ano para qualquer apreciador de vinho chegou - a 10.ª Edição do Concurso de Vinhos de Portugal. Os melhores vinhos de 2023 foram revelados numa cerimónia organizada pela ViniPortugal.
Entre as 1.385 referências de vinho inscritas, o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.
De todos os medalhados foram ainda escolhidos os sete Melhores Vinhos do Ano. Dos Tintos, passando pelos Brancos e juntando, também, os Rosés, os Espumantes e os Licores, todos foram premiados pela sua qualidade ímpar e aromas inigualáveis.
Os Sete Melhores Vinhos do Ano de 2023:
O Melhor do Ano
Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21, 2019,
Douro
O Melhor do Ano Licoroso
Henriques & Henriques Sercial, 2001,
Madeira
O Melhor do Ano Varietal Tinto
Quinta do Crasto Touriga Franca, 2018,
Douro
O Melhor do Ano Varietal Branco
Villa Oliveira Encruzado, 2020,
Dão
O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend)
Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21, 2019,
Douro
O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend)
Quinta da Rede Grande Reserva, 2019
Douro
O Melhor do Ano Espumante
Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional, 2016,
Dão
A região mais premiada desta Edição foi a Região do Douro, conquistando 112 medalhas, logo após a região do Alentejo com 88.
Esta edição do Concurso de Vinhos de Portugal contou com um Júri Regular composto por 118 jurados nacionais e 21 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas e wine educators. Destacam-se nomes como Bob Paulinski MW e John Lancaster dos EUA; Ewa Starzycka, Wojciech Starzycki e Adam Tomczak da Polónia; Martin Mortensen, da Suécia; Mike Turner, do Reino Unido; Michelle Carlín, do México; Thomas Vaterlaus, da Suíça; Yumi Tanabe, do Japão; Joseph Cho, da Coreia do Sul; Sebastião Vemba, de Angola e Michael Tremblay, do Canadá.
(In viniportugal)