A proposta é da Associação dos Viticultores Profissionais, segue o exemplo espanhol e visa valorizar a atividade para evitar o abandono.
A lei que a Prodouro deseja para a uva, mas que pode aplicar-se a todos os produtos agrícolas, já existe em Espanha.
Miguel Ángel Moreno, da Associação Agrária de Jovens Agricultores de Castela e Leão, veio, recentemente, a Sabrosa apresentar o modelo de cálculo do custo da uva utilizado na região vinhateira de Rueda, que abrange Valladolid, Segóvia e Ávila.
Por ser uma região com menos de metade da área de vinha do Douro, praticamente plana e em que 97% da vindima é mecânica, não há comparação possível. Mas por haver uma lei que, segundo Miguel Ángel Moreno, "garante que os agricultores sejam compensados pelo seu esforço", foi feito um estudo que atesta que produzir um quilo de uva naquela região custa 0,51 euros, em vinha regada, e 0,47 euros, em vinha de sequeiro.
A Prodouro prevê formalizar, esta semana, junto do Governo uma proposta inspirada no apoio de 125 euros atribuídos a quem ganha menos de 2700 euros brutos mensais. O objetivo é "dar às empresas privadas a possibilidade de darem aos seus trabalhadores uma compensação extraordinária até ao limite de um salário". Mas "terá de ser isenta de IRS e Segurança Social para que o apoio chegue efetivamente ao bolso das pessoas".
A Prodouro também propôs ao Governo um contrato de vindima, ainda sem resposta. Visa que quem recebe apoios sociais possa acumular rendimentos de trabalho sem ser penalizado, até um máximo de 35 dias por ano.
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Município exige encerramento definitivo do aterro de Andrães
1/08/2025
Parceria entre GNR de Vila Real e Pingo Doce reforça apoio a idosos durante o Verão
31/07/2025
Assinado acordo para estudos de viabilidade da nova ligação ferroviária Porto-Vila Real-Bragança
31/07/2025
Praceta de Almodena em obras de reabilitação
30/07/2025
Seniores do Vila Real apresentam-se em campo frente ao Vitória SC
30/07/2025
AF Vila Real presente no Encontro Liga Portugal
29/07/2025
Vila Real reforça prevenção contra incêndios com ações no terreno e sensibilização da população
29/07/2025
Assembleia Geral do SC Vila Real realiza-se a 8 de agosto
28/07/2025
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo