O Comando Territorial de Vila Real, através dos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Vila Real, no dia 10 de janeiro, recolheu um texugo “meles meles”, na localidade de Outeiro, no concelho de Vila Real.
No seguimento de uma denúncia a dar conta de que o espécime estava preso num cabo de aço (laço), os militares da Guarda deslocaram-se para o local, onde se depararam com o animal preso no referido laço, em volta do dorso, a debater-se na tentativa de se libertar. Uma vez que o animal não possuía qualquer ferimento ou lesão, foi libertado e restituído ao seu habitat natural.
Foram encetadas diligências no sentido de tentar identificar o autor do ilícito, mas até ao momento as mesmas foram infrutíferas, pelo que foi aprendido o referido cabo de aço (laço) e os factos comunicados ao Ministério Público do Tribunal de Vila Real.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Município de Vila Real alerta peregrinos e população
6/02/2026
PJ Homem detido por tentativa de homicídio da sua mulher
6/02/2026
Exposição de Puzzles está de regresso a Vila Real
5/02/2026
Pequeno Auditório recebe álbum de estreia Sofia Leão
5/02/2026
AFVR une-se à sua congénere de Leiria no apoio às populações afetadas
4/02/2026
UTAD promove Seminários EU-GIFT dedicado à inovação agroalimentar e enológica
4/02/2026
AF Vila Real presente no 1º Congresso do Futebol Português da FPF
3/02/2026
Radares de Velocidade | Vila Real | fevereiro 2026
3/02/2026
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo