O Comando Territorial de Vila Real, através dos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Vila Real, no dia 10 de janeiro, recolheu um texugo “meles meles”, na localidade de Outeiro, no concelho de Vila Real.
No seguimento de uma denúncia a dar conta de que o espécime estava preso num cabo de aço (laço), os militares da Guarda deslocaram-se para o local, onde se depararam com o animal preso no referido laço, em volta do dorso, a debater-se na tentativa de se libertar. Uma vez que o animal não possuía qualquer ferimento ou lesão, foi libertado e restituído ao seu habitat natural.
Foram encetadas diligências no sentido de tentar identificar o autor do ilícito, mas até ao momento as mesmas foram infrutíferas, pelo que foi aprendido o referido cabo de aço (laço) e os factos comunicados ao Ministério Público do Tribunal de Vila Real.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Município exige encerramento definitivo do aterro de Andrães
1/08/2025
Parceria entre GNR de Vila Real e Pingo Doce reforça apoio a idosos durante o Verão
31/07/2025
Assinado acordo para estudos de viabilidade da nova ligação ferroviária Porto-Vila Real-Bragança
31/07/2025
Praceta de Almodena em obras de reabilitação
30/07/2025
Seniores do Vila Real apresentam-se em campo frente ao Vitória SC
30/07/2025
AF Vila Real presente no Encontro Liga Portugal
29/07/2025
Vila Real reforça prevenção contra incêndios com ações no terreno e sensibilização da população
29/07/2025
Assembleia Geral do SC Vila Real realiza-se a 8 de agosto
28/07/2025
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo